O PIANO — 2. Ouvido-de-Nuvem

Esta é a segunda parte de um conto longo sobre Altiva, uma professora de piano e Virgínia, sua aluna. Elas estão na sala da casa de Virgínia. Quem começa falando é Altiva.

Mariana Vieira Gregorio
3 min readSep 20, 2022

Anterior
Próxima
Índice

desenho de um semi círculo com volteios sugerindo um ouvido ou uma nuvem, ao menos na ideia da desenhista, feita de caneta preta. está escrito 2. Ouvido-de-Nuvem

Apesar de meus modos refinados, e também por conta deles, venho de uma família humilde, migrante da seca do sertão, com uma mãe cozinheira, nabos e repolhos e mandioca, à parte de todo o amor por minha mãe, como tem à sua, não me sentia contente por um minuto só, tinha um desejo largo, mas escondido, e nas minhas preces pedia à Deus que me desse um dom, se Deus me concedesse essa dádiva até o fim dos meus dias O compensaria, ainda era muito pequena quando orava assim, mas na criança vive um halo de luz, está mais próxima do Ouvido-de-Nuvem, a criança sabe perfeitamente, se houver algum silêncio, seu destino profético. Na igreja, ouvia o órgão ecoar e meu coração ainda pequeno sofria suas modulações e então se fez sua luz, Deus desejava duas mãos humildes para tocar as mais belas sonatas, invocar as liturgias e acalmar o espírito de tempestades do nosso Senhor; Altiva falava com as mãos pousadas no peito e eu querendo tocá-las, molhadas ao se lembrar desse encontro divino, na verdade não queria ouvi-la pois essas histórias religiosas me aborreciam, minha mãe também tinha encontros furtivos com Deus e toda vez que voltava do armário onde Ele se escondia gritava coisas incompreensíveis, fechava-se no quarto sem comer, esfregava-me até que eu ficasse limpa dos pecados, ungia meu corpo numa água barrenta como se fosse benta, e eu pedia que aquilo fosse logo embora, que nos deixasse a sós, como os poucos dias lúcidos onde podíamos conversar sobre as coisas da televisão, sobre o estado doentio do mundo e as nervuras das desigualdades. Mesmo assim minha mãe nunca abandonava a loucura, tornando-se de repente caridosa, vendia nossos poucos pertences para fazer cestas embrulhadas aos pobres e já não tínhamos sequer televisão, e a bem da verdade, só o piano restava sólido contra a vontade de Deus naquela casa, tornei-me virtuosa, Virgínia, ela puxa minha mão a fim de me chamar de volta à sua história, na carência dos dias, contra tudo, os gritos de meus irmãos, apoiada só pelo meu velho pai que aplaudia meu senso de proporção e assim me tornei uma jovem que sabia tocar de tudo, pois Deus em termos de música não tem preconceito, Mozart, Bach, Vivaldi, Beethoven, Wagner, Tchaikovsky, Chopin, todos os grandes nomes e mestres; e me preocupei com nada inventar, tocar como os antigos. Eu, o instrumento pelo qual Deus se faria ouvido, atingir a Perfeição, deixar-me tomar pelo Sublime, Altiva tremia os olhos em êxtase, escancarar o paraíso para onde as boas almas aguardam em fila no umbral, lembrar-lhes que nunca é tarde para se arrepender e se humilhar pois no éden verdes são todas as folhas todos os dias do ano e apenas belas flores desabrocham e os prazeres são mais vistosos que qualquer um alcançado na vida terrena, um prazer de choro comovido, tão gigante que o coração fica cingido, o corpo desfalece, a pele escama como se em quenturas de um banho de ervas aromáticas joelho de Altiva roçava no meu, tão próximas agora, os cotovelos colados um ao outro, o calor era mesmo insuportável em minha casa, quase inadmissível, as janelas sempre fechadas, Altiva, importa-se se eu trocar de roupa?, um minutinho só, venha me seguindo e continue sua história, por favor, conte tudo de uma vez, estou aprendendo tudo, Deus ouve as lindas músicas que tocamos, como é sagrado o piano de Deus.

link para o índice (atualizado conforme publicação)

--

--